Unaids e Unicef celebram “cura funcional do HIV” em bebê

07/03/2013 22:33

O Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (Unaids) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) comemoraram a suposta “cura funcional” do HIV em um bebê nos Estados Unidos.
Segundo Michel Sidibé (à direita na foto), diretor executivo do Unaids, a notícia “traz esperanças para a criação de uma nova geração livre do HIV”.
Um estudo apresentado recentemente em Atlanta, durante a 20ª Conferência Anual sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, mostrou que uma criança, hoje com dois anos, nasceu com o vírus HIV transmitido pela mãe, mas foi curada depois de submetida ao tratamento com medicamentos antirretrovirais por um ano e meio.
A médica responsável pela "cura", Deborah Persaud, da Universidade Johns Hopkins, explicou que o mais provável é que não tenha havido tempo para que o vírus formasse os reservatórios de latência onde ficam escondidos o vírus no organismo, por isso houve o sucesso na terapia. No caso de pacientes adultos, mesmo com o tratamento a partir do coquetel antirretroviral, a carga viral se torna indetectável, mas algumas cópias do vírus ainda se mantêm vivas nesses reservatórios, aonde o tratamento não chega.
Para o diretor do Unicef, Anthony Lake, ”mesmo que novos estudos sejam necessários para comprovar esta possível cura, trata-se de uma ótima notícia”.
Ele ressaltou ainda que esta caso demonstra também o que já era conhecido pela medicina, ou seja, o diagnostico do HIV é vital para mulheres grávidas evitarem a transmissão do vírus aos seus filhos.
De acordo com as Nações Unidas, aproximadamente 330 mil crianças foram infectadas com o HIV em 2011. No mesmo ano, o Unaids e seus parceiros lançaram um plano global para a eliminação de novas infecções pelo HIV entre crianças até 2015.

Fonte: Agência AIDS

Fórum

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário