Surpresa na consulta...

02/02/2013 02:32

Vida corrida, quem não têm?

Pois é, a cada dia que passa está ficando mais difícil atualizar este blog como eu realmente gostaria. Conseguir um tempinho, por menor que seja, para responder os e-mails e postar notícias, tem ficado complicado, manter os textos atualizados então, nem se fale. Mas mesmo assim não vou desistir de manter o site. Mesmo que fique um pouquinho parado, tenho certeza que muitas pessoas frequentam aqui diariamente e gostam do conteúdo. Então sempre que possível, vou vir dar o “ar da minha graça...”, (risos).

Quem acompanha o blog sabe que eu faço meu acompanhamento médico pelo SUS para evitar que meus pais tenham conhecimento sobre minha sorologia a partir dos extratos do plano de saúde. E como no SUS, não temos muitas opções de escolha, às vezes fica muito difícil marcar consultas e exames para as datas que são convenientes a mim. Sendo assim, há 15 dias (18/01/13), resolvi ir até o SAE tentar uma desistência com meu médico. Por sorte consegui, porém fui informado que o médico que estou habituado a consultar estava de férias e, portanto deveria consultar com outro. Não me importei afinal minha intenção com aquela consulta era apenas solicitar o pedido dos exames de CD4, CV e uma receita do remédio que faço uso desde que descobri minha infecção pelo HIV (SERTRALINA).   

Eu era o sétimo paciente daquela manhã, logo pensei que fosse rápido como de costume. Mas me enganei, foi MUITO demorado. O médico que estava cobrindo as férias era extremamente atencioso com os pacientes, conversava e explicava tudo em detalhes, portanto demorei a ser atendido. Minha sorte é que havia um livro em minha mochila...

Ao chegar minha vez, caminhei para o consultório pensando “Não vou ficar de papo, estou com pressa”, mas mesmo com a decisão tomada não deu muito certo. O médico realmente foi bastante atencioso. Fez questão de perguntar todo meu histórico, como estou psicologicamente e entre outras coisas que são de praxe. Ele deu uma “passada de olhos” sobre minha ficha e disse que talvez já estivesse na hora de começar a pensar no coquitel, já que meu último CD4 estava em 572. Imediatamente fui contra, disse-lhe que já havia conversando com meu médico sobre isso, e que pretendo esperar mais um pouco.

Acho que ele não gostou muito da ideia, pois a partir daí ele começou a me questionar, contar casos de outros pacientes, e começou a falar coisas que eu já tenho conhecimento. Não estava a fim de discutir sobre isso naquele momento. Passei minha manhã inteira ali, precisava ir embora, até que falei:

- “Tenho total conhecimento do que você está falando. Estudo na universidade........(citei o nome), tenho muito contato com artigos científicos e leio bastante a respeito do HIV, mas está é uma decisão que tomei, pelo menos por enquanto.”

Percebendo que fui irredutível ele concordou comigo, alegou que não precisaríamos nos apressar até porque já estava na hora de fazer um novo exame, e poderíamos obter um resultado melhor. Enquanto ele pegou a guia para preencher os pedidos de exame ele me disse:

-“Olha, eu sou professor de infectologia para o curso de medicina na universidade que você estuda. O que precisar pode contar comigo, é só me procurar...”.

Naquele momento fiquei desconcertado. Queria sumir dali, não sei por que já que eu não tinha motivos para isso, mas fiquei muito sem graça mesmo. Percebendo minha falta de jeito ele conversou comigo, e em poucos minutos me deixou a vontade novamente.

Confesso que foi bom encontrar alguém que de certa forma está próximo de mim. Fiquei pensando na época que eu havia descoberto o HIV. Foram tantas vezes que eu saia da sala para ir chorar no banheiro, pois o assunto era AIDS. E como este mundo é pequeno, no andar de cima havia uma pessoa que poderia me tranquilizar. As palavras de um profissional são muito bem vindas nestes momentos. Aproveitei aquela deixa para conversar sobre algumas coisas que me incomodam, e uma delas é a respeito dos alunos que fazem estágio no SAE onde faço tratamento.

Expliquei a ele que tenho optado por consultar no SUS para evitar que meus pais saibam sobre o HIV, mas muitas vezes quando chego para consultar encontro com pessoas conhecidas, que vejo diariamente na faculdade.

-“É complicado, pois infelizmente rola alguns comentários na faculdade. Não a meu respeito, mas sobre qualquer paciente, eles não têm ética. Já ouvi vários comentários desagradáveis, e fico pensando na possibilidade de me reconhecerem. Não vão pensar duas vezes antes de saírem dizendo o que não devem por ai. Já aconteceu algumas vezes de eu vir consultar e perceber a presença de colegas e ir embora para evitar este tipo de situação”, disse a ele.  

O doutor ficou sem jeito. Disse que ele reconhece este problema e inclusive ele é o responsável pelos alunos que estão estagiando ali. Como ele mesmo disse:

-“Eles são muito imaturos e realmente falta ética. Mas infelizmente eu não tenho como controlar isso, não está em meu alcance. O que eu posso fazer é relembra-lós sobre a ética e o respeito. Mas no seu caso é um pouco mais difícil, pois você está diretamente ligado a eles. Nós podemos ver o que é possível fazer... talvez marcar suas consultas e exames nos dias que eles não estiverem aqui”.

Fiquei contente ao perceber o interesse em me ajudar. Há tempos queria conversar com alguém sobre isto, mas não sabia a quem procurar, e aquele dia tive sorte de encontrar a pessoa certa. Conversamos mais alguns minutos até que ele me solicitou vários exames como os de: CD4, carga viral, hemograma, glicemia, triglicérides, colesterol total e fracionado, TGP, TGO, sífilis e hepatites, que inclusive já fiz e que um deles deu alterado (nada de grave), mas vou deixar para contar sobre isso no próximo post, pois este aqui... (risos), já virou um testamente, né?

 

Não deixe de opinar. Sua opinião é muito importante para mim!

hiv(caso muito confuso)

nanda 21/03/2014
Gente por favor se alguem soubee me da a resposta eu ficarei grata,descobri ser soropositiva no meio do ano passado fiz o primeiro cd4 e carva viral,o viruz estava super controlado com resultado log2,334 ,216 copias
agora mes passado fiz novamente eo exame deu carga viral indetectavel,meu medico pediu os testes anti hiv novamente e deu negativo ele nao conformado pediu outro cd4 e carga viral colho as amostras ainda essa semana alguem sabe me explicar isso?alguem conhece alguem que tenha passado por isso??
sene.santos@ig.com.br
se alguem tiver respostas me mande um email

começo

ana 14/01/2014
fui na medica pra fazer exame pois queria engravida depois de 17 anos de casada, ai no dia 04/01/2014 mediram uma nova coleta ai vem meu desespero deu posito ñ sei ainda o que fazer a minha consulta é so dia 29/01 ñ durmo mais . queria tanto ser mãe,ñ sei se posso fazer utro exame pois estavo com uma virose na pele!me ajundem.

duvidas, angustia

mary 18/12/2013
sou tecnica em enfermagem de um setor de infectologia, separada há dois anos, há 15 faço sorologias para hiv(tempo no qual trabalho nesse hospital), sempre negativas...porem a ultima que fiz em novembro, vei pedindo nova coleta, estou super arrasada, não como , não durmo, vejo o que meus pacientes sofrem, vejo como são encarado com preconceito, e esse mesmo preconceito é passado a nós por cuidarmos deles...não sei o que será da minha vida, não sei o que farei, mas a dor a solidão me acompanham ate que chegue sexta e esse resultado saia, que Deus me de forças.

sememail@email.com.br

Eu 17/11/2013
Descobri a menos de 1 mês,após uma esofagite por CMV.No momento, ninguém além do médico e eu sabem. Ainda estou debilitado pois passei 20 dias internado. Tenho 31 anos e tudo parece muito estranho. Me sinto sufocado por não ter com quem falar. Mas luto para não perder a vontade de viver e a esperança!!!

hiv

denise 22/09/2013
que Deus tenha misericórdia de nós, Amém

HIV

ELA 24/08/2013
Nossa nem sei por onde começar ... eis me aqui ... neste blog ... nunca imaginei-me nesta minha situação...Separada a 1 ano e 8 meses, estava sozinha , fazendo academia com uma nova oportunidade na minha vida de emprego,estava bem,alegre contente...quando me chega uma noticia de que meu ex marido que eu fiquei casada a 9 anos e que atualmente estou separada a 1ano e 8meses estava ruim, havia emagrecido muito, nem liguei muito pois ele é usuario de cocaina, e tbm porque não estavamos juntos. Depois de uns dias novamente minha ex cunhada me da a noticia de que ele esta muito doente piorando cada dia mais e que estavam suspeitando que estava com Tuberculose.
Eu mesma e sua sobrinha os levamos ao hospital e lá foi dito que ele iria fazer um exame de HIV , logo eu perguntei ao medico disse a nossa situação o medico disse que era para esperar o resultado dele para poder fazer,pois já havia um tempo que estavamos separados, e eu aqui cheia de saude ... Dois dias depois resultado do exame dele positivo,sai daqle lugar sem chão com medo afinal tinha tempo que estavamos separados mais esta doenca fica muito tempo no organismo em silencio, e afinal eu sempre fui uma boa esposa,nunca dei motivos para uma traição...mais saindo do hospital corri para minha empresa desesperada,logo depois fui fazer o exame, e para minha suspresa,para meu desespero SORO POSITIVO.....meu mundo desabou,e ainda tem minha filha e duas sobrinhas que amamentei nesta epoca que estão aguardando seus exames,descobri vai fazer 1 semana ... estou arrasada sem saber como viver, eu sei que tem tratamento q as pessoas não morrem mais assim que existe tratamente etc etc etc .... mais estou arrasada... me encontro numa ESCURIDÃO .... a pessoa que eu confiei demais , as pessoa que eu amei e que disse que me ama ainda me passou este virus ... minha vida esta de ponta kbça, minha familia esta toda arrasada, e a unica coisa que j eu peço a deus é para o resultado das crianças darem negativo, eu creio que o delas vão dar negativo....Ele me pediu perdão eu perdoei ...eu disse que não tem mais o que fazer , que eu já estava contaminada, como pode esta pessoa ter feito isto , sempre achei que isso comigo não aconteceria .... a gnt acha que isso acontece com as mulheres que saem com varios homens as mais piranhas, mais não acho que a maior parte devem ser as casadas...nos mulheres que casamos não merecemos pagar por um erro que é de vcs homens incompetentes que não sabe usar uma camisinha, por homens que usam drogas que não sabem se previnir, não sei quanto tempo vai levar para que eu possa aceitar, viver com o virus eu sei que vou ter que viver,porque se eu me matar vou pagar por um preço que não devo pagar e tirar a vida que Deus me deu por um erro que não foi meu é triste .... bom este é meu desabafo de uma pessoa que descobriu o virus a 1 SEMANA ..... boa noite a todos

A descoberta!!

Lua 06/03/2013
Boa noite à todos. Quero dividir com vocês o que não posso dividir com mais ninguém, como todos já sabem como é o tal do preconceito... a minha história é muito difícil, primeiro que eu tinha dificuldades para engravidar e todos os dias eu pedia à Deus que me desse um filho, chorava muito por me sentir uma doente.Enfim, engravidei e descobri já com qse 4 meses, foi a coisa mais maravilhosa que me aconteceu, fiz o teste da mamãe e NUNCA mas NUNCA mesmo tinha passado por minha cabeça que eu teria possibilidades de ter o vírus da aids. Quando fui pegar o resultado com 30 dias meus exames não tinham chegado, eles me pediram uma ré-coleta foi ai onde desconfiei de tudo. Chorava muito. Eles mentiam para mim que o sangue tinha coagulado, mas isso não entrava no meu coração! resolvi procurar outro laboratório até aqueles outros exames chegarem. Com cinco dias esse outro laboratório me pediu uma ré-coleta no exame anti-hiv 1 e 2 tambem foi ai que o céu desabou na minha cabeça e eu tinha qse certeza que estava contaminada. Me ligaram do laboratório e eu pedi ao meu marido que perguntasse o porque dessa ré-coleta porque eu estava muito preocupada, ai mentiram também dizendo que era suspeita de rubéola, só que não entrava na minha cabeça que poderia ser rubéola porque no pedido da ré-coleta eu vi hiv. Chorei de mais, até pensei em suicídio, eu ficava procurando maneiras de como suicidar. Descobri que era positivo para HIV no dia 23 de junho de 2012 um dia que jamais vou me esquecer. O pior ano da minha vida, eu e meu marido estamos contaminados, ele ja faz o uso do coquetel e eu não pude ver com meus olhos como é forte aqueles remédios, o efeito colateral é horrível sofri junto com ele, hoje o organismo dele ja está mais acostumado com os medicamentos, ele perdeu 6 kg porque vomitava a todo instante e tinha diarréia quase que toda hora. Peço à Deus que não permita que eu tenha que fazer o uso do coquetel porque é muito difícil. Amigos... sei que eu tenho sofrido muito com isso, o ano de 2012 foi muito difiícil na minha vida. Tive que contar para minha mãe, ela é minha amiga. Ela só tem dois filhos, eu e meu irmão eu tenho 22 anos e ele 18 para acabar de lascar tudo em novembro descobrimos que meu irmão tem cancêr!! A vida não está sendo nada fácil para ela e nem para nós. Meu irmão não sabe que eu sou portadora do vírus. O meu bebê está fazendo acompanhamento com a infectologista, eu não fiz tratamento durante a gravidez, mas graças a Deus a primeira coleta da carga viral deu negativa. Sabe o que está me dando forças? porque eu acredito em Deus, no Deus que criou o céu e a terra, o Deus da Bíblia, eu sei que vou sair dessa, tenho certeza que vou ser curada. Quando isso acontecer volto para falar para vocês, queria que o mesmo acontecesse com vcs, tenham fé ela ajuda e dar forças!!! muito obrigada por me ouvir, as vezes queria tanto sentar com alguém e poder falar sobre esse assunto mas é muito difíicl, o preconceito fala mais alto! beijos.

Re:A descoberta!!

Jhulia 27/06/2013
Lua,minha história foi um pouco parecida com a sua....Descobri um hpv no colo de útero ,fiz o tratamento para o hpv,só que não resolvia,então a medica me pediu um exame de HIV....nossa fiquei meio assim...fiz o teste,pedi para o motorista da empresa buscar,fiquei confiante que não daria nada,não entregaram para ele,pediram uma nova amostra....qnd chegou o resultado morri ali mesmo....Juntei o que restou de mim naquele momento,fui até o laboratório da medica questionei o resultado e pediu um exame que era o final que confirmava se era ou não,fiz ai sim Positivo.....Essa medica me deu forças,mas não adiantava pq tava super arrasada.Infectologista a caminho,fui na primeira consulta a medica por sinal super estupida falou um monte de coisa,cd4 realizado tava bom,numa das consultas me disse que não morreria, pois existe remedios,casar runnn encontraria um doido para casar,realmente ela tava certa encontrei meu doido to casada a 2 anos e meio...Ele sabe que sou soropositiva,ele não...Etapa finalizada,mas todos nós soropositivos somos pessoas mais que especiais...Engravidei perdi meu bb,to recuperada graças a deus,começei a tomar o medicamento sofri no primeiro dia,olho o medicamento como uma prolongação da minha vida.Todos temos que ter qualidade de vida independete de ser soropositivo ou não,igualmente tomar medicamento,um diabetico toma,hipertenso,quem faz transplante e assim por diante...Para concluir quero disser que deus tem um projeto enorme em nossas vidas,somos criaturas especial,não desmerecendo as outras..

Re:A descoberta!!

Jhulia 27/06/2013
Lua,minha história foi um pouco parecida com a sua....Descobri um hpv no colo de útero ,fiz o tratamento para o hpv,só que não resolvia,então a medica me pediu um exame de HIV....nossa fiquei meio assim...fiz o teste,pedi para o motorista da empresa buscar,fiquei confiante que não daria nada,não entregaram para ele,pediram uma nova amostra....qnd chegou o resultado morri ali mesmo....Juntei o que restou de mim naquele momento,fui até o laboratório da medica questionei o resultado e pediu um exame que era o final que confirmava se era ou não,fiz ai sim Positivo.....Essa medica me deu forças,mas não adiantava pq tava super arrasada.Infectologista a caminho,fui na primeira consulta a medica por sinal super estúpida falou um monte de coisa,cd4 realizado tava bom,numa das consultas me disse que não morreria, pois existe remédios,casar runnn encontraria um doido para casar,realmente ela tava certa encontrei meu doido to casada a 2 anos e meio...Ele sabe que sou soropositiva,ele não...Etapa finalizada,mas todos nós soropositivos somos pessoas mais que especiais...Engravidei perdi meu bb,to recuperada graças a deus,começei a tomar o medicamento sofri no primeiro dia,olho o medicamento como uma prolongação da minha vida.Todos temos que ter qualidade de vida independete de ser soropositivo ou não,igualmente tomar medicamento,um diabético toma,hipertenso,quem faz transplante e assim por diante...Para concluir quero disser que deus tem um projeto enorme em nossas vidas,somos criaturas especial,não desmerecendo as outras..

D+

Joca 18/02/2013
Q bom encontrar seu blog..realmente não pare de escrever...pois pelo menos lendo fica mais facil viver essa stuação.....pois optei por conviver sozinho sem contar a ninguem....e tbm pelo SUS para evitar que a empresa saiba de algo...enfim...por ideia do medico com o qual faço o tratamento resolvi iniciar com os medicamentos....a 18 dias.....e estou sofrendo muito....pois a adaptação esta horrivel....e manter minha vida e minha rotina não esta sendo facil....mais preciso ter certeza de q tudo vai dar certo... e q tudo isso é só uma fase....abs
1 | 2 >>

Novo comentário