A pior notícia que eu poderia receber....

08/07/2012 01:23

Indeterminado. Sim, não foi nem "reagente" e muito menos "não reagente". Para me deixar mais nervoso e ansioso o resultado do meu primeiro exame de HIV foi Indeterminado.

.... Como eu continuei transando sem proteção com meu namorado, resolvi fazer o teste para HIV, afinal eu nunca tinha me relacionado com alguém sem usar o preservativo. Sinceramente, eu fui fazer o exame só por fazer, pois eu tinha praticamente certeza que iria dar negativo. Afinal, eu estava em ótimo estado de saúde, não sentia nada, a não ser uma dorzinha de garganta e uma febre alta que persistia por quase 2 semanas. Como eu achei que fosse somente uma infecção na garganta, resolvi tomar alguns remédios por conta própria e estava crente que não teria mais nada. 

    Iria se iniciar as férias de julho e eu voltaria para minha cidade natal, para rever a família. Eu ainda sentia dores na garganta e regularmente apresentava febre alta. Aproveitei que estava na minha cidade natal e resolvi procurar um médico para me prescrever algum antibiótico e solicitar alguns exames de rotina, dentre eles o exame para HIV.

    Lembro como se fosse hoje, o Dr. J. perguntando-me porque eu queria fazer o exame, se eu havia cometido alguma relação de risco. Eu não estava nem um pouco interessado em falar da minha vida então só comentei que costumava fazer o teste de seis em seis meses. A resposta dele me surpreendeu: “Você não tem que fazer este exame de seis em seis meses, é desnecessário, basta se cuidar..." - Enquanto isso ele preenchia o pedido de exame. “Ao me entregar o pedido ele completou:” Aqui esta o pedido de exame e os medicamentos para a garganta, dentro de uma semana no máximo estará tudo ok. E sempre use camisinha em seus relacionamentos que você não precisara se preocupar".

    Saí do consultório e fui direto para o laboratório colher o sangue. Enquanto a moça preenchia meus dados, eu a perguntei em quanto tempo iria liberar os resultados. Ela olhando o pedido disse: “Aqui têm um pedido para HIV, pode demorar até duas semanas." Poucos minutos depois fui chamado até uma salinha para colher o sangue. Feito isto, fui para casa, tranquilo na certeza de um resultado negativo.

    Passada uma semana, recebo uma ligação da moça do laboratório dizendo que eu precisava colher mais uma amostra de sangue, pois o exame para HIV gerou um "resultado cruzado". Naquele momento eu gelei, fiquei estarrecido! Era como se toda minha certeza que fosse dar negativo, tivesse virado uma certeza que daria positivo. Desliguei o telefone e fui pesquisar sobre o tal "resultado cruzado", e vi que a pesquisa não me trouxe boas notícias.

    No dia seguinte, bem cedo fui até o laboratório para repetir o exame. E perguntei a moça o que realmente estava acontecendo. Ela me explicou que o primeiro teste havia dado indeterminado, e que para emitir um laudo ela precisava refazer a análise, porém eu não deveria me preocupar, pois isto acontecia frequentemente.

    Aquela altura, eu já estava curado da infecção da garganta, porém bem ansioso e angustiado com o resultado do exame. Passei a semana toda pesquisando sobre HIV, li artigos, textos, blogs, TUDO que eu encontrei na internet sobre HIV eu cheguei a ler. E em um destes artigos, eu li que o exame para HIV (ELISA), pode acusar reagente em várias situações e em uma delas é a presença de alguma infecção, como a de garganta por exemplo. Ler aquele texto foi um alívio, imaginei que o resultado não havia se confirmado por causa da infecção de garganta que eu apresentei recentemente.

    Uma semana depois, fui pegar o resultado e descobri que ele não estava pronto. Eu fiquei desesperado de novo. Já havia mais de duas semanas e nada do resultado. Minhas férias já estavam acabando e eu precisava voltar para a cidade onde estudo. Conversei no laboratório e pedi para emitirem o resultado via internet, que assim eu poderia viajar sem problemas. E assim foi.

    Quando voltei de férias, reencontrei meu namorado, porém não comentei nada com ele. Iria chama-lo para conversar quando houvesse um resultado confirmado. Agi como se estivesse tudo bem, e todos os dias verificava meu e-mail para ver se o laboratório havia me encaminhado o resultado. Por incrível que pareça demorou mais uma semana até que eles me enviaram o resultado. Foi em uma terça feira, 9 de agosto de 2011. Quando vi aquele e-mail na minha caixa de entrada, rezei, pedi a Deus para que estivesse tudo bem, tomei coragem e abri.

    INDETERMINADO, era o laudo que o laboratório havia me encaminhado! Minha nossa, eu fiquei abalado, como chorei. Naquele momento, de alguma forma eu sabia que iria dar positivo. Não havia outra justificativa. Mas no fundo sempre há uma esperança. Não pensei duas vezes, usei uma conta fake do orkut, acessei uma comunidade relacionada à HIV e publiquei o resultado do meu exame. Em menos de 1 hora havia vários comentários para que eu procurasse um CTA e ficasse tranquilo, pois ficaria tudo bem.
    Nossa, aquilo foi um choque pra mim. Eu chorei muito, muito mesmo! Minha sorte era que meus colegas de apartamento não estavam em casa. Imediatamente liguei para meu namorado que estava na faculdade, e disse que precisava falar com ele pessoalmente e que tinha quer ser aquele dia, pois o que precisava falar não poderia esperar mais. Ele, reconhecendo meu nervosismo e desespero disse que iria imediatamente para casa e que eu poderia encontra-lo lá.

     Pessoal eu sei que fica MUITO chato parar de escrever bem no meio da história, mas como ainda tenho muito a escrever vou dividir o texto para que este não fique muito extenso, e continuarei a contar sobre a descoberta da minha sorologia o mais breve possível.

Quero agradecer a todos pelo carinho e incentivo que estou recebendo! MUITO OBRIGADO! Grande abraço a todos!!